sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Beterraba tem gosto de milho

Desculpe a ignorância desde já, mas beterraba tem gosto de milho, sim!

Eu sei que algum de vocês vai dizer não, e que a beterraba é uma planta herbácea da família das Quenopodiáceas, e o nome é derivado do substantivo francês “betterav”. Outros, mais exaltados, dirão, a respeito do milho: “É um dos alimentos mais nutritivos que existem, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, sendo exceções à lisina e o triptofano”.

Mas continuo com a minha opinião, não importa o que digam.

Certa vez, a mãe deste pobre rapaz, cozinheira de mão cheia, fez beterraba cozida para o almoço. A minha primeira reação foi:
– Tem gosto de milho!
– Tá louco? – gritou minha mãe, achando estranho.
– Sério.

O leitor já deve ter percebido que não sou um profundo comedor (?) de beterraba. Lembro das minhas experiências – não muito agradáveis – na merenda da escola.
– Tem o que hoje, tia? – perguntava eu, com a esperança de ser bife com batatas fritas.
– Peixe, salada de beterraba e suco de caju.
– Eca!

Vamos, agora, falar do outro personagem deste texto: o milho. Com exceção da pamonha, do cuscuz, do cereal, do suco, do sorvete, do cural, da broa e do pão, eu até gosto de milho. Cozido, com a espiga ainda, nossa, é ótimo. Só tem um porém:
– Tem gosto de beterraba, mãe – digo, comendo o tal milho na espiga.
– Tá doido? Você disse uma vez que beterraba tem gosto de milho. Agora isso? – reclama ela, nervosa.
– É isso mesmo.

Milho e beterraba são, meu caro leitor, sinônimos de sabor. Tem o mesmo significado em formas diferentes, digamos. Acontece com outros produtos alimentícios, é claro. Só para citar alguns exemplos que pesquisei entre os amigos:

- Cereja tem sabor de ameixa.
- Sorvete de mangaba tem gosto de jaca
- Chuchu lembra abobrinha.
- Pão de sal é igual cevada.
- Graviola parece banana misturada com maçã.
- Nhoque tem gosto de lasanha
- O sorvete “Sem Parar Black” tem gosto de recheio de “Chocolícia”.
- Açaí tem gosto de terra.
- Suco de abacaxi com menta parece acelga.
- Pêra tem gosto de água suja.

7 comentários:

Leandro disse...

Esse eu não gosto tanto...

Anônimo disse...

CAAAAAraaa tu ja tomou água suja foi?
Dscordo do açai, como Paraense da "GEMA", acho que vc tem problemas com a papilas gustativas. Seus temas sobre comida são beeem legais,uma vez mostrei pro Sato uma cuia de Tacaca,se não sabe oque é pesquisa na net e me diz oq vc achou da cara do bicho.Abraço!

lobão disse...

Sim, beterraba tem gosto de milho cozido, pensava q só eu sabia disso. Ah!manteiga rançosa tem gosto de formiga, aquelas pequenas, vermelhinhas.

Unknown disse...

Tem muito gosto de milho

Hygor disse...

Quando você falou açaí tem gosto de terra anulou completamente seu texto.

Anônimo disse...

Somente Pessoas com paladar refinado vai sentir o sabor de milho quando come beterraba!

Maria disse...

Eu sabia que não era a única que achava que beterraba tinha gosto de milho XD