domingo, 16 de novembro de 2008

Eu escolho o filme?

Eu me senti o maior dos homens no dia em que fui ao cinema pela primeira vez na vida, mais ou menos em 1994, quando ainda havia esperança.

– Qual filme você quer ver? – perguntou-me o rapaz da bilheteria.
– Power Rangers! – eu disse, todo entusiasmado.
– Tudo bem.

O rapaz me entregou o ingresso e nós, mamãe e eu, entramos naquela sala escura, onde os monstros mais terríveis do universo se escondiam para cochilar nos momentos de folga.

Sentamos na confortável poltrona, mamãe buscou a pipoca e a Sukita (ainda existe?). Esperamos uns minutinhos e a exibição começou. Para a minha total surpresa, era Power Rangers mesmo, o filme que eu pedi.

– Como assim? A gente escolhe o filme que vai ver no cinema? – eu perguntei para mamãe, em silêncio, afinal, não queria atrapalhar as outras três pessoas que estavam na sala.

O mundo ganhou outro sentido para mim depois daquele dia: eu posso escolher o filme no cinema! Isso é demais. Até aquele momento, eu tinha certeza que éramos obrigados a assistir ao filme que o moço queria. Ele é o dono, ele decide. Quem somos nós para ditar alguma coisa?

– Vocês vão ver Nosferatu! – eu imaginava o moço dizendo, cheio de sangue nos dentes. E nós ali, quietinhos no canto, aceitávamos de bom grado.
– Sim, senhor.

Hoje eu sei que não é bem assim. Estamos num país democrático, temos sim o direito de escolha sobre vários assuntos de nossas vidas: o filme, a namorada, o papel de parede do computador, a cor e o tipo da cueca, a marca do tênis, a hora que vamos ao banheiro, entre outras coisas menos importantes.

6 comentários:

Leandro disse...

Power Rangers de novo!
Desculpe.

Tatiane disse...

Presente de aniversário pro Leandro, ano que vem: uma minuatura de algum Power Ranger (se é que ainda vendem, né).

Eu senti a mesma emoção quando fui ao cinema pela primeira vez, mas eu fui assistir 'O Rei Leão' mesmo. =]

E nós não vivemos em um país democrático, eu não posso escolher o papel de parede do meu computador. :/

E sim, Sukita ainda existe.

=*

Tatiane disse...

*miniatura

Jefferson Sato disse...

UHAhuauhauh
Super democrático.

Power Rangers primeira geração detona!

E o Rei Leão detona também! Hakuna Matata!

Leandro disse...

Na verdade, Rei Leão foi o primeiro, mas como foi excursão da escola, não conta muito. E eu não teria assunto para postar.

ashahsahshas

Nath disse...

será que só eu que não vi Rei Leão até hoje? :x

eu lembro de quando fui ao cinema ver Titanic. A sala estava muito cheia e, no final, eu chorei sem saber porque eu estava chorando.
"Você tá emocionada, Nathália." hauahha

poxa, foi tão legal aquele dia.
Acho que voltei ao cinema com a minha mãe quando eu tinha 10 anos.
E depois nunca mais. :|