sexta-feira, 7 de agosto de 2009

A normalidade segundo minha mãe

“O que é ser normal, mãe?”, perguntou este que vos fala, lá pelos anos do FHC, mais ou menos quando a Xuxa ainda fazia sucesso. “Ser normal é se encaixar nas regras que sociedade estabeleceu”, respondeu a minha mãe. Ótimo, pensei, então é muito fácil ser normal, ser anormal que é difícil.

Pessoas normais vão à padaria comprar pão, pessoas normais comem bacalhau com batata na Páscoa, compram bandeiras do Brasil em época de Copa do Mundo e, mais do que tudo, pessoas normais, quando saem do caixa eletrônico, olham com cara de surpresa para folhinha do extrato bancário.

Pessoas anormais, pelo contrário, fazem tudo fora das normas da sociedade: não suportam comer pé de galinha; odeiam feijoada, bucho e afins, não ligam a mínima para o dinheiro no banco, odeiam ir ao banheiro fora de casa e ficam intimidados quando alguém lhes chama para dançar.

Quando era mais novo, eu não era normal: não sei por que, mas eu tinha vergonha de comprar pão, eu odiava bacalhau com batata, afinal, era impossível distinguir o que era bacalhau e o que era batata e, acima de tudo, eu não sabia como alguém tirava um extrato bancário do caixa eletrônico, principalmente porque eu não fazia a menor idéia do que era um extrato bancário. Hoje, como 20 anos, eu já faço tudo isso, inclusive, olho com cara de surpresa para a folhinha.

***
Na verdade, eu só gostaria de agradecer a providencial ajuda da atendente do Banco Real da Vila Mariana, que hoje, mais uma vez, salvou a minha vida, ou melhor, salvou o meu extrato. Não sei bem o nome dela, não sei se é casada nem se está infeliz em seu emprego; talvez ela seja até estagiária, o que, evidentemente, sugere a sua infelicidade. Mas enfim, é uma garota de ouro, uma garota capaz de me fazer largar a casa, a família, o cachorro e o jornalismo apenas para levar uma vida de bancário, saca? Com essas greves de dois meses ou esses uniformes verdes com um “Posso ajudar?” escrito nas costas.

***

Vocês já repararam que eu ando usando muito o *** ? Sei lá, eu vi isso em algum lugar e achei demais. Coisa de anormal.

4 comentários:

Jefferson Sato disse...

Continuo anormal! Ufa!

Um texto dedicando um agradecimento à uma funcionária do Banco Real! DO BANCO REAL! Isso é irreal!

Leandro disse...

Isso porque você não viu a minha funcionária do Banco Real.

Gleyci Pamplona disse...

Tá, legal, gostei do texto, olha ai você leandro mais uma vez demonstrando um problema com comidas (bacalhau e batatas)vc é meio anormal, nem posso falar isso pois não te conheço heheh...
A menina do Banco Real deve ser bem bonitona é?
Abraços...

Tatiane disse...

Olha, eu continuo sendo um ser humano normal. Que sorte a minha!

(agora é a hora em que alguém levanta uma plaquinha escrito 'sarcasmo' bem atrás de mim)

Texto normal, vindo do Leandro. =)

E você tá com a mania de '***' e eu com a mania de '--x--'. Bizarro isso.