terça-feira, 17 de março de 2009

A origem das palavras (parte 1)

Dando seguimento a minha difícil tarefa de descobrir a origem histórica de todas as palavras (sem exceção) da Língua Portuguesa. Segue abaixo três recentes exemplos dessa minha incansável pesquisa.

Felicidade: A palavra surgiu na Itália, no século IV. Na verdade, o termo foi criado no antigo Bar do Felix, que ficava na esquina que separava (hoje não separa mais) as cidades de Roma e Veneza. O bar, muito famoso, reunia grandes artistas, escritores e pintores da época. Foi em suas mesas que nasceu o renascimento (há algo de errado nessa frase). Diz a lenda que certa vez um bêbado cortejou uma dama com a seguinte frase: “Mulher, se você casar comigo, eu descubro a América pra ti.”

Pinga: do Grego Arcaico, Pingus. Certa vez, Platão estava em seu quarto transcrevendo um de seus diálogos com um tal de Ari, quando, de repente, percebeu que pingos de água caiam em cima de sua cabeça. “Que porra é essa?”, perguntou Platão. Na época, não existia a palavra goteira. O filósofo resolveu experimentar o sabor do pingo. Gostou.

Evacuar: do Latim contemporâneo, Evacuares. Este termo foi inspirado no deus do vento Vácuo. Segundo a mitologia portuguesa, Vácuo, entediado, resolveu engolir todo o ar do universo de uma só vez. De tanto comer vento, o deus teve uma terrível indigestão, precisando ir imediatamente ao banheiro. Evacuou o Vácuo.

4 comentários:

Leandro disse...

Em breve, mais palavras!

Adeus.




Ps.: Quanta besteira, meu Deus.

Anônimo disse...

suas palavras animaram meu dia!acordei quase pra morrer de raiva dessa vida indguina achei que não fosse dar uma risadinha...
Abraço. Bjus!

Tatiane disse...

O bêbado era o Cristóvão Colombo?

Platão deve estar se revirando no tumulo a essa altura do campeonato. Além do que, "mitologia portuguesa"? What is this, dude? hahahaha

Santa criatividade! =D

Jefferson Sato disse...

A do vácuo foi foda! Mitologia portuguesa!